A Junta de Freguesia de Torre e Vila Mou promoveu na passada sexta-feira, dia 5 de janeiro, no Centro Cultural e Recreativo de Torre, duas sessões de astronomia: uma para os alunos do pré-escolar e outra para o 1.º ciclo do ensino básico. A iniciativa foi realizada pelo Planetário Portátil do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e visou “incentivar os mais novos para a área das ciências, especialmente da astronomia e das tecnologias que lhe estão associadas e desafiar os alunos a partilhar e debater novas experiências”, diz Filipe Costa, o presidente da Junta de Freguesia.
Os alunos foram acompanhados por profissionais com formação na área, que os incentivaram ao diálogo e interatividade. “Na introdução explicamos aos meninos como funciona o Planetário”, refere José Dantas, professor do Planetário Portátil do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. Depois o público foi desafiado a explorar o sistema solar e toda a sua imensidão. “Apresentamos um filme imersivo em que é projetado em todas as direções e a seguir mostramos o céu noturno, as estrelas, falamos das principais constelações e eles adoram”, descreve José Dantas.
Esta iniciativa é um complemento ao plano curricular destes alunos. Para Conceição Costa, Educadora de Infância na Torre, “esta atividade está inserida numa atividade do agrupamento, que é a Leitura dos Dias III – questionar e encontrar respostas com a ciência e a tecnologia”. Conceição Costa agradece à Junta de Freguesia por esta iniciativa uma vez que contribui para despertar o interesse destas crianças na área da ciência, nomeadamente, da astronomia.
Cada sessão teve a duração de 45 minutos. O Planetário é composto por uma cúpula insuflável com 6,5 metros de diâmetro por 3,2 de altura. Trata-se de uma extraordinária ferramenta pedagógica e uma inigualável experiência sensorial.